No fim deste ano completamos 13 anos. Ao longo de nossa trajetória, foram muitos momentos especiais e marcantes e com certeza 2023 está entre eles.

Muitas vezes, quando pensamos em desenvolvedores de jogos independentes, só nos lembramos de sua paixão por criar experiências únicas e memoráveis. No entanto, poucos são aqueles estúdios que se preocupam em ser realmente independentes, assumindo inclusive a responsabilidade de distribuição de seus games para o usuário, a maioria deixa isso a cargo de um publisher/produtora. Em 2023, chegamos em um ponto que sentimos a necessidade de darmos um passo a mais, de nos desafiarmos em um novo objetivo, com novas metas. Afinal, construímos um conhecimento muito sólido nestes últimos anos. Por isso, a Izyplay Game Studio também é agora a Izy Hits Publishing

Com um time exclusivamente dedicado a distribuição/publicação dos nossos títulos em multiplataformas, como mobile, PC e console, atingimos um importante nível de maturidade, iniciando essa nova jornada de self-publishing.

A Era do Self-Publishing: A Revolução dos Jogos Indie

No mundo dos jogos, estamos testemunhando uma revolução. Cada vez mais desenvolvedoras tornam-se autônomas em relação a publicação de seus projetos. Mas qual o motivo por trás dessa transformação? Autonomia e controle na distribuição de seu produto com poder de decisão sobre todas as etapas do processo.

Isso quer dizer que qualquer desenvolvedor independente pode vir a se tornar uma publishing? Longe disso. Não há dúvidas que para uma desenvolvedora vir a publicar seus próprios jogos é preciso muito conhecimento, é preciso ter uma base já consolidada. E isso tudo leva tempo a ser construído.

Por outro lado, nós da Izyplay enxergamos o "Self-publishing" como algo além do controle total de nosso produto, mas também do compartilhamento de nossas visões e histórias com o mundo, sem as restrições muitas vezes impostas por editores tradicionais. É sobre ousar, sonhar, inovar e superar os desafios.

"Iza's Supermarket": Uma Jornada de Auto Publicação

Como dito anteriormente, o self-publishing proporciona o poder sobre todas as etapas de lançamento de um game, desde sua criação, até o gerenciamento e promoção. Nossa experiência com o lançamento de "Iza's Supermarket" ilustra essa jornada empolgante. Este jogo cativante transporta os jogadores para o cotidiano de Iza, determinada e sonhadora desde criança, que almeja ter seu próprio negócio quando crescer. Hoje, essa garotinha, que se tornou uma mulher corajosa, inicia uma jornada épica em busca desse sonho.

O jogo representa também o resultado de um modelo singular de desenvolvimento criado pela Izyplay, o qual é focado em data-driven, MVP, e rápida prototipação. O CEO da empresa, Everton Vieira, afirma que este novo processo é fundamental para reduzir os riscos de produção, assim como atingir um nível de qualidade alto, entendendo muito bem o que o jogador deseja. “Mesmo em um formato muito mais simplificado, o game foi testado no mercado um ano antes da versão atual, fato que nos deixou seguro em relação ao seu potencial”, comenta o CEO. Após este teste no mercado, o game vem recebendo regularmente atualizações de mecânica, conteúdo e visual, todos com base no feedback e teste constante com usuários.

O desenvolvimento desse jogo nos desafiou a explorar novos horizontes em design, jogabilidade e narração. Fomos capazes de adicionar um toque pessoal e autêntico a cada aspecto do jogo. Não apenas criamos um jogo, mas também contamos uma história.

Abraçando o Self-Publishing

Para aqueles de vocês que também estão considerando o self-publishing, gostaríamos de compartilhar algumas dicas essenciais que aprendemos ao longo do caminho:

• Apaixone-se por sua visão: Mantenha a paixão e a autenticidade em seu trabalho, pois isso se refletirá em seu produto final.

• Aprenda com a comunidade: Esteja aberto a feedbacks e aprenda com outros desenvolvedores independentes. A comunidade de jogos é incrivelmente solidária.

• Marketing é fundamental: Invista tempo na promoção do seu jogo. Use as redes sociais e ferramentas de marketing online para criar um público fiel.

• Seja resiliente: Prepare-se para enfrentar desafios, mas nunca desista. A auto publicação pode ser uma jornada difícil, mas cada obstáculo superado o torna mais forte.

• O Self-Publishing é um marco de maturidade, mas tudo bem se o seu estúdio não tem ele como uma meta. É uma questão de visão do negócio que mais funciona para você.

• A publicação de jogos F2P e Premium são muito diferentes. Tenham isso em mente.

E antes que surja a pergunta já respondemos: Iremos publicar projetos de outros estúdios brasileiros? Ainda não. Não acreditamos em Publishers que não publicaram seus próprios games antes de oferecer a publicação para outros estúdios.

Redação Izyplay Game Studio